terça-feira, 15 de maio de 2018

A IMPORTÂNCIA DO PERFUME





O perfume abastece o nosso cheiro - sentido do olfato. Nossos cinco sentidos são: toque, audição, visão, paladar e olfato. Correspondendo a estes cinco órgãos de sentido - a pele, as orelhas, os olhos, a língua e as narinas. Superior a estes sentidos físicos brutos há outro - o sexto sentido que é algo intangível que conduz a um sentimento de bem estar quando se inala um perfume delicado.

Nos animais o cheiro é muito forte. Os predadores marcam seu território com urina, visto que cada um tem um odor distinto. O animal de estimação da nossa casa sabe mais sobre o nosso perfume individual do que nós mesmos. Os perfumes têm duas funções, negativas e positivas. De um lado cobre o velho cheiro de suor e do outro exala a fragrância intoxicante.

A palavra perfume vem do latim `per fume` através do fumo. Vem desde 4000 anos atrás desde a Mesopotâmia e o Egito antes de ser melhorado pelos Romanos e Árabes. Na Europa veio no século XIV. A Hungria produziu o primeiro perfume moderno em 1371. O renascimento na Itália vivenciou uma grande atividade na produção do perfume. A França transformou-se no centro dos perfumes feitos das plantas aromáticas que são cultivadas desde o século XVlll em Grasse.




O homem quer apoderar-se de tudo - desde os diamantes em cavernas escuras até as pérolas nas profundezas dos oceanos. O perfume é a vitória do homem sobre a natureza - capturar o creme de seu perfume espalhou tudo ao redor. O perfume é uma mistura de óleos, de aromas e de fixadores misturados com os solventes. A indústria é encoberta no secretismo. Nem todos podem compreender a linguagem da fabricação do perfume. Cada perfume pertence a uma família.

A fabricação do perfume começa com a diluição do óleo com um solvente. O álcool etílico misturado com água é o solvente mais comum. Outro é o óleo de coco, cera e jojoba. O aumento ou a diminuição de compostos aromáticos relacionam-se à intensidade e à longevidade do perfume. A quantidade de óleo usada varia de uma família do perfume à outras.

Desde 1900 os perfumes foram categorizados em grupos - floral, floral bouquet, ambery, perfumes de origem animal, flores e madeiras, amadeirado (principalmente sandalwood e cedro) couro (mel, tabaco, madeira e piches de madeira), chipre (cyprus) e fougere (fern).

Desde 1945 os perfumes foram divididos em floral, verde, oceânico, cítrico e gourmand. Desde 1983 as fragrâncias principais estão sendo usadas para simplificar a classificação - floral, oriental, woody, fougere e fresh. Cada uma sendo dividida em subgrupos.

Os perfumes são ditos metaforicamente de conterem três notas musicais - a parte superior, o meio e a base. As notas superiores são os perfumes que são imediatamente perceptíveis. As notas médias emergem depois que o primeiro efeito se dissipa. A nota baixa persiste em combinação com o meio depois que a parte superior vai. Os perfumes podem ser dissipados devido à exposição ao calor, à luz, ao oxigênio etc.



As fontes de onde os perfumes são tirados são plantas, animais e bases sintéticas. As plantas são as maiores fontes - suas cascas, frutas, flores, folhas, galhos, raízes, sementes e bulbos. No mundo animal os perfumes são extraídos das baleias, dos castores, dos civets, da abelha e dos cervos de musk. Os perfumes sitéticos são mais baratos, mas não tão finos e delicados. No último caso há riscos para a saúde conectados com pruridos, asma e até mesmo câncer.

O perfume é extraído embebendo a matéria prima em um solvente por algum tempo, desde algumas horas até meses. Na destilação o processo de condensação é usado quando no método da destilação destrutiva o material cru for aquecido diretamente. Espremer e pressionar são métodos igualmente comuns. Outro método é absorver o aroma da cera. Os perfumes são parte da indústria e usados para o alimento e negócios químicos.



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